O acervo arquivístico sob a responsabilidade do Arquivo Central/UFS compreende documentos de diferentes tipos e suportes, em idades intermediária e permanente, produzidos, recebidos ou acumulados:
I – pelas unidades e órgãos da Universidade no desempenho de suas funções, em cumprimento de suas competências acadêmicas e administrativas;
II – por pessoas físicas ou jurídicas, cuja custódia foi assumida pelo Arquivo Central/UFS, por ser considerado de interesse para a Universidade.
O acervo compreende, portanto, documentos de diversos gêneros e em vários suportes, incluindo os documentos textuais (manuscritos ou impressos), iconográficos, micrográficos, cartográficos, datados do ano de 1950 até os dias atuais.
A massa documental possui aproximadamente 18 mil caixas, o que equivale a cerca de 2.500 m (dois mil e quinhentos metros lineares) de documentos produzidos e recebidos pela instituição. O Metro Linear, como medida padrão, é definido e reconhecido oficialmente como unidade convencional para determinar o espaço ocupado pelos documentos nas estantes e no dimensionamento de arquivos para guarda e estocagem.
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO
Constituído por documentos que pertencem às unidades e órgãos produtores, com uso pouco frequente, mas que requerem, por questões administrativas, legais ou financeiras, um período de guarda até a ocorrência de sua destinação final. Seu acesso é restrito aos produtores, sendo permitido a terceiros apenas com autorização prévia.
ARQUIVO PERMANENTE
Trata-se do patrimônio documental histórico da UFS, o qual deve ser preservado de forma definitiva. Esse acervo é composto por conjuntos denominados fundos ou coleções, originados tanto das unidades e órgãos da Universidade quanto de doações de pessoas e inclui fotografias, publicações, mapas, entre outros. Por se tratar de documentos de guarda permanente, devido aos seus valores históricos, culturais e informativos, ele requer um tratamento especializado, sendo de grande importância para a pesquisa acadêmica, científica e para a sociedade em geral. Possui acesso aberto ao público interessado.
FUNDOS
Os fundos documentais que compõem o Arquivo Central da UFS são organizados de acordo com a estrutura institucional. Alguns exemplos incluem:
- Gabinete do Reitor - GR
- Gabinete do Vice-Reitor - GVR
- Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEX
- Pró-Reitoria de Administração - PROAD
- Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD
- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS